quinta-feira, 16 de novembro de 2017



          O MENINO DOS ÓCULOS DE ARO DE METAL
             HOMENAGEM     PÓSTUMA

     


      Nestes tempos de afásica incerteza, onde vicejam a violência e a mediocridade — em boa hora a Cidade de Parnaíba, a Prefeitura e a Câmara Legislativa, uníssonas a outras vozes literárias, decidiram homenagear postumamente o escritor Everaldo Moreira Veras. No dia 13 deste o Prefeito do Município outorgou ao escritor o diploma de mérito municipal, na pessoa da viúva, em significativa solenidade. Everaldo Moreira Veras, assim, recebe a devida comenda honorífica por sua vida dedicada às letras — pelo que  posso informar durante mais de cinco  décadas ao ofício de escrever. Além da comenda, o escritor tem seu nome gravado em placa de rua na Cidade — e, o que é mais expressivo, uma sala de leitura infantil na Biblioteca Municipal, onde, agora, seus livros serão expostos à disposição dos leitores.
         A produção literária do autor é prolífica, tendo ele transitado praticamente em todos os gêneros com proficiência e espírito criativo, sua preocupação ser original e ter um olhar crítico intenso sobre as coisas da vida e do mundo, sempre a identificar o surrealismo da realidade, o que resta de bom e ruim no ser humano. Por fim, dialeticamente sublimar esse ser, não sob o crivo do “martelo de Deus” nietzschiano, mas de um humilde servo sob a fúria de Jeová, cujo sofrimento será resgatado pela obediência aos desígnios superiores.
        O capital literária de EMV ainda está por ser explorado, face as reflexões que suas obras sugerem, tanto do ponto de vista da “poética”, isto é, a estrutura e simbologias linguísticas de que estão impregnados, até certas facetas que implicam conceitos ontológicos, quando o autor explora a problemática do ser em face do existir, enquanto vislumbra a parte horrorífica da vida – um discurso que beira o niilismo e a insanidade, não ensejasse sua escritura incrível parecença com a nossa realidade, em desatino.
         Temos de parabenizar o ilustre Munícipe pela feliz iniciativa — feito, sem dúvida, que extrapola o próprio mérito da gestão em si, para se constituir valoração da própria Cidade de Parnaíba, berço, por sinal, de escritores de elite, de que fazem parte, por exemplo, Humberto de Campos Veras, Assis Brasil e Diogo Mendes Sousa  e certamente muitos outros.
          Everaldo Moreira Veras vem, pois, se juntar a essa plêiade de homens de letras, quando o nome do escritor passa a ser nome de rua e a Biblioteca Municipal acaba de inaugurar sala infantil e seus livros, os de gênero infantil, como esse “O Menino dos Óculos de Aro de Metal”, tomam lugar nas prateleiras aos do insigne mestre Monteiro Lobato e outros autores renomados, que militam nesse importante veio literário, ainda incipiente no Pais.

          Parabéns, Parnaíba que, com esse feito, demonstra ainda saber guardar e reviver uma obra como “O Menino dos Óculos de Aro de Metal” e assim evitar que seu autor  não se perca nos desvãos do esquecimento
CDL/Bsb.   

Um comentário: