quinta-feira, 5 de julho de 2018



VAMOS SALVAR OS MENINOS 
           DA TAILÂNDIA!

Faz treze dias que doze meninos integrantes de um time de futebol local — paradoxalmente intitulado O Javali Selvagem — encontram-se presos numa caverna ao norte da Tailândia, chamada Tham Luang. O acidente ocorreu quando os meninos, acompanhados por seu técnico de 25 anos, foram surpreendidos por surto violento de chuva, o que é costumeiro na Tailândia.
Apesar de terem sido encontrados, a situação dos meninos é muito grave. Foram socorridos pelas equipes de salvamento e já recebem tratamento e alimentação, depois de nove dias praticamente sem comer. E tem mais, não há data prevista para saída ilesa dos aprisionados. No momento, os socorristas tentam reduzir o nível de inundação nas cavernas, mediante bombeamento e, com isto, evitar possíveis novas eclosões fluviais, constantes na região.
Os primeiros socorristas os alcançaram depois de quatro horas de mergulho, em águas turvas e travessias perigosas. Agora, quase por um milagre, nossos pequenos heróis são assistidos, alimentados e abrigados com a segurança possível, graças a enfermeiros, psicólogos, fuzileiros navais e mergulhadores profissionais. Essa situação pode perdurar por até quatro meses. Continua situação de risco para esses meninos, verdadeiros pequenos heróis, por arrostarem perigos tão iminentes. Para minorar o desespero das famílias afetadas, os técnicos envolvidos neste inaudito resgate tentam estabelecer linha telefônica especial para os familiares se comunicarem com os meninos. São precisos 1.500 metros de extensão e até agora só conseguiram estender 300 metros de linha.
O mundo todo encontra-se em expectativa quanto à evolução do caso e o que é mais estranhável a coincidir com a realização da Copa do Mundo de Futebol, na Rússia. Será que há algum simbolismo nas duas ocorrências, uma o desenrolar de ato festivo futebolístico de caráter mundial e essa tragédia de doze meninos e seu treinador, também jogadores, jogadores mirins do mesmo esporte? Ambas a emocionarem o mundo: a Copa Mundial de Futebol de alegria e a tragédia na Tailândia, um infausto acontecimento provocado pela Natureza. Espécie de aviso para a suposta comodidade  em que vivemos, diante de um mundo tresloucado por atos e fatos os mais absurdos? De um lado a euforia de uma super copa, a Rússia a demonstrar o auge da perfeição e progresso, ante a apoteose do Esporte, enquanto na longínqua Tailândia, o furor incontido da Natureza responde, encurralando um pequeno time de futebol mirim no útero de uma caverna.
Escusemo-nos de tirar conclusões precipitadas a respeito. Seria ferir o sentimento cristão e, também, aderir ao fatalismo, mas não podemos deixar de reconhecer o desbragamento de nossa atual civilização, nada insuscetível de receber punição.
Urge agora é pensar na situação desses meninos, pequenos heróis, atingidos por uma catástrofe  — como se fossem eles culpados pela destruição da integridade da Natureza.
Sim, vamos salvar esses meninos, elevando aos Céus nossas intenções em favor deles. Haja, pois, orações e não percamos as esperanças de vê-los resgatados, sãos e salvos. Constituem verdadeiros mini Apóstolos, cujos sacrifícios sofridos devem se sobrepor à incúria e ao epicurismo superficial em que se acha nossa civilização.
CDL/Bsb, 6.06.18
                                                                 

Um comentário:

  1. As últimas noticias dão conta de que alguns já estão sendo resgatados com sucesso neste domingo dia 08 julho. Graças a Deus todos serão retirados da caverna com saúde

    ResponderExcluir