sexta-feira, 27 de dezembro de 2024


                    INFORMAÇÃO  AO  CRUCIFICADO

POR UM MUNDO APENAS POSSÍVEL

 



É impressionante como nos tempos atuais e no passado recente, o mundo parece virado aos avessos. Perdão, não se trata do mundo em si, mas das pessoas, dos entes humanos que habitam este nosso novo velho mundo.

Por exemplo, atentemos para o nossos País, até ontem, há três ou quatro anos, parecíamos pessoas mais felizes, enfrentando seus problemas com certa dignidade. Hoje, por incrível que pareça,  sobrevivemos numa espécie de hospício.

Retifico — não é o mundo que mudou, ele continua biológica e naturalmente igual, mudaram, sim, os seres humanos que nele habitam. Desde que o australopithecus chamado Lucy, numa perseguição em que acossada por feras, ela em fuga com sua tribo olhou para trás, para ver quem os perseguiam — esse extraordinário ato transformou-a de botocudo a um ser inteligente. Seu cérebro deu um salto miraculoso, passa ao estágio de ser racional.

Será que o mundo, a natureza degringolou, reviradas as leis áureas que a sustenta? Ou foi nós, seres humanos, que mudamos e para pior?

Ora, biologicamente os seres humanos continuam e continuarão seres inteligentes, seu cérebro a maior máquina de raciocínio entre todas as espécies possíveis. Mas então a que se atribui esses protótipos de inteligência incomparável se tornaram tão medíocres, a cometerem erros até mesmo vergonhosos?

Observe-se hoje o que ocorre em nosso País. Vive-se sob um regime político chamado de democracia, mas, de repente somos proibidos de expor nossos pensamentos, o livre pensar e se expressar podem nos levar à prisão, ordenada pelo órgão supremo da magistratura, temos que obedecer ao que a alta corte nos impingir, embora saibamos que a Constituição da República nos proteja pelo art. 5º VI da Carta Magna de 1988.

Hoje em dia, com a suposta evolução  da civilização e todos os artefatos e aparatos de que a ciência tem construído, as descobertas até agora conseguidas, inclusive a fantástica atuação da IA e a massificação midiática, as chamadas redes sociais, as quais nos tem propiciado o livre pensar das pessoas, portanto baluartes da liberdade de expressão.

Por incrível que pareça, nossas autoridades jurídicas e criminais querem sufocar essa liberdade de expressão, pressionando o Congresso a  fazer valer tal proibição.

O que mais nos envergonha nesse furor de punição é que vige um silêncio total na sociedade, pensadores, juristas, professores, filósofos e pesquisadores — em silêncio, quase absoluto. Todos calados, sob a suspeita de que qualquer voz contrária é uma ofensa à democracia — porque assim estabelecem esses defensores inauditos da democracia. Tudo o que for dito ao contrário, se não se apaniguar com esses supostos guardiões da democracia, são vozes extremistas, golpistas, direitistas e considerados até nazistas.

E é assim que todos ficam calados — espécie de silêncio oficial dos inocentes. E acreditem o propagador maior dessa amordaça, por incrível que pareça, é a mídia falada e escrita, em vergonhoso contubérnio com esse autoritarismo oficial. Vejam só, a mídia cujo papel de informar corretamente os ouvintes transforma-se num veículo oficioso em defesa do autoritarismo, quando poderia tornar-se um canal em defesa do direito e do livre pensamento.

Ora, nós que somos livres pensadores,  lutamos por um mundo, não o melhor, porque impossível, mas o possível, aquele propiciado e defendido pelo grande pensador Leibniz.  Acreditamos na justiça, auguramos por uma sociedade  que respeita a justiça, sob a égide da moral e  estética, consoante os padrões dos  grandes e imortais pensadores — Platão, Sócrates, Aristóteles, Sto. Agostinho, São Tomás de Aquino, Raimundo Lúlio,  Gottfried Wilhelm Leibniz e outros do mesmo gênero. Por isso não podemos aceitar tais aleives impingidos às pessoas, se forem cidadãos honestos, cumpridores de seus deveres cívicos.

Muito a propósito, não podemos deixar de registrar uma voz que se ergue contra esses descalabros aos habitantes da nossa antiga Pindorama — Prof. Ives Gandra. Em pronunciamento recente no you tube, o Mestre ergueu sua voz contra esse estado de coisas, alertando-nos para os seguintes fatos:

i)               Uma nação vive de fatos, não de narrativas;

ii)             Temos de diminuir as radicalizações;

iii)            O governo atual não tem nenhuma criatividade;

iv)            O Presidente deve ser do Brasil, não de sindicatos;

v)             Queremos um Brasil melhor do que o que estamos vivendo;

vi)            Servir é a verdadeira razão do poder.

 

Tais observações provindas de quem as pronunciou são sinais de que as coisas não vão muito bem com este governo — espécie de algo de podre ocorre no reino da Dinamarca, transportável também para nosso País.

Aliás, verdade seja dita, a advertência é extensiva ao mundo, às nações, haja vista o que ocorre em termos geopolíticos, fatos equivocados, revoluções em várias nações, contendas internacionais, atos e ocorrências constrangedoras, em termos de governança, improbidade e sobretudo falta de bom-senso.

De outra parte, a  falta de virtude e coerência desse ente, o ser humano atual,  alcança tal ponto de insensatez  que pensamos ter ele  já  perdido a razão.

 

                                                        Bsb, 28.12.24

 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024


                   



               

                                  ADVENTO

                             

                                            Murilo Moreira Veras

Vinde

— é tempo de Devir

Tempo do Adento

Um Menino nascerá

no seio de Maria-Mãe

a manjedoura como leito

estrela magnífica iluminará a Terra

 

— é a grande Esperança do Mundo

Então, novo Reino se erguerá

Nos olhos do Menino

a vida renascendo

 

Vinde

Vejam todos

 

É o Menino que se torna Rei

enquanto decai o universo

diante da glória do Salvador-Menino

o pequenino que há de salvar o mundo

 

Quo Vadis, Domine?

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Quem salvar o Salvador

salvará o Mundo

Haja Céu

Haja Luz

 

Veja

Vinde todos

 

— é Jesus.

 

 

               

L’ AVENEMENT

 

                             Murilo Moreira Veras

 

Venez

Voiez

Regardez tous

 

— il est temps pour L’ Avenement

Un garçon naîtra au sain de Marie-Mére

La mangeoire comme lit

Étoile magnifique iluminera la Terre

— c´est le grand espoir du monde

Alors le nouveau royaume va s’élever

— aux yeux de l´enfant la vie est née.

 

Venez

Voiyez

Venez tous

              

                   C´est le garçon que devian Roi

à mesure que lúnivers se décompose

devant la Gloire du Garçon-Sauveur

 

le petit qu’il y a

pour sauver le monde

 

Quo Vadis Domine?

Je suis le Chemin, La Verité e la Vie

Celui que sauve le Sauveur

Sauvera aussi le monde.

 

Que le ciel soit lá

Qu’il y a la lumière

Venez tous

 

— C’est Lui Jesus.

 

 

 

sexta-feira, 18 de outubro de 2024


                      O   DECLÍNIO   DA   CULTURA

  — O MUNDO MELHOR OU PIOR?

 



Não há como negar, o mundo vem se transformando inequivocamente num imenso catatau de cultura Woke, à luz daquela expressão americana, que ressuscita a contracultura, ou seja, a proclamação da liberdade absoluta, primeiro aos jovens, agora espalhando-se para todas as idades.

Fato inimaginável ocorreu ontem 17.10.24 em plenário de apresentação cultural na Universidade Federal do Maranhão – UFM, a título de performance, uma suposta professora, que se dizia trans, faz uma palestra que acabou na apresentação ao vivo de uma cena sexual “... mostrando os glúteos durante a mesa redonda. Não satisfeita, ... dançou e cantou uma música com letra erótica. Tudo isto para promover um novo movimento intitulado Dissidências de gênero e sexualidade. Tudo isto como parte de um programa, dito cultural, do Grupo de Pesquisa Epistemológica da Antropologia.

Pensemos nós, leigos, ainda raciocinando. Esse fato, sem dúvida, indecoroso, para não dizer imoral, o que tem a ver com Epistemologia e Antropologia? A imoralidade, não só virtual, mas real, ali para todo mundo ver, de certo até menores na plateia, quem sabe — isto para a UFM integra matéria ínsita na Epistemologia e na Antropologia? Ora, isto não passa de ato indecoroso, transtorno sexual ao vivo. As Universidades Federais, que consomem verba pública, isto é, dinheiro do povo, em vez de oferecer a educação correta aos alunos agora ensina atos sexuais e chama isso de Antropologia e Epistemologia?

Pela madrugada, tenham a santa paciência, tudo isso não passa de torpeza, ignorância intelectual, que nada tem a ver com cultura universitária, tampouco com a cultura em si, fundamento civilizatório.

Sabem de onde provém as universidades atuais, pois consultem os alfarrábios, minha gente. São organizações antiquíssimas, desde a Idade Média, fundada por grandes intelectuais, mestres, sábios, membros da Igreja Católica. A Patrística é a fonte de onde se originaram as universidades, elenco das prendas universais de conhecimento e cultura. Ali meditavam os monges e dessa fonte de saber tem se abeberado até hoje as universidades como centros de aprendizagem cultural, conhecimento e saber.

O fato ocorrido num centro de atividades de ensino, não há negar, tinge não só a UFM, onde aconteceu. Alastra-se por todo o Maranhão, um dos estados  onde se falava o melhor português e pior, o que nos assombra, mais nos envergonha, deslustra a tão falada ATENAS BRASILEIRA, onde uma plêiade de escritores de grande saber, engrandeceram o estado, a terra onde nasceram vultos notáveis, João Francisco Lisboa, Gonçalves Dias, Coelho Neto , Humberto de Campos e os mais novos Catulo da Paixão Cearense, João Mohana, Ferreira Gullar, Lago Burnett, José Louzeiro e que tais.

 

Bsb, 18.10.24

 

 

 

 

terça-feira, 15 de outubro de 2024

                    

                                     SANTA  TEREZA D’ ÁVILA

 



Nascida Tereza Sánches de Cepeda y Ahumada,  Tereza D’Ávila (1515-82) foi credenciada santa da Igreja Católica do Século XVI, tendo deixado legado de espiritualidade. Adolescente envolveu-se em vida mundana. Seu pai a internou num convento, onde acabou se convertendo. Foi considerada Doutora da Igreja pelos serviços prestados à Igreja, assim como pelo seu legado doutrinário.

Dia 15 de outubro é o dia em que Igreja consagrou para homenagear a grande apóstola de Jesus.

A título de nossa homenagem à grande Santa da Idade Média, transcrevemos a seguir soneto, que acreditamos de sua lavra, pelo conteúdo espiritual, considerado obra-prima da literatura:

 

SONETO A CRISTO CRUCIFICADO

 

No me mueve, mi Dios, para quererte,

el cielo que me tines prometido,

ni mi mueve el inferno tan temido

para dejar poreso de ofenderte.

 

Tú me mueves, Señor, muéveme el verte

clavado em uma cruz y escarnecido,

muéveme ver tu cuerpo tan herido,

muéveme tus afrentas y tu muerte.

 

Muéveme, em fin, tu amor, y em tal manera,

que aunque no hubiera cielo, yo te amara,

y aunque no hubiera inferno, te temiera.

 

No me tienes que dar porque te quiera,

pues aunque lo que espero no esperara,

lo mismo que te quiero te quisera.

 

Eis a tradução de Wanderson Lima:

 

Não me move, meu Deus, para querer-te

o ceu que me hás um dia prometido,

e nem me move o inferno tão temido

para deixar por isso de ofender-te.

 

Tu me moves, Senhor, move-me o ver-te

cravado numa e escarnecido,

move-me ver teu corpo tão ferido,

movem-me o insulto e a vida que perdeste.

 

Move-me teu amor, de tal maneira,

enfim, que sem céu ainda te amara

e a não haver inferno te temera.

 

Nada me tens que dar porque te queira.

E se o que ouso esperar não esperara,

o mesmo que te quero te quisera.


Bsb, 15.10.24

 

 

 

 



                     







sexta-feira, 4 de outubro de 2024

                     A SANTA JUDIA — DEFENSORA DA FÉ

 




Apaz-nos discorrer, hoje, nada menos do que sobre uma judia alemã, convertida ao catolicismo — trata-se de Edith Stein (1891-1942). Era freira carmelita e teve fim trágico: trucidada nos fornos nazistas.

Em boa hora o Papa João Paulo II, em 1998, proclamou a canonização de Edith Stein, como Santa Tereza Benedita da Cruz, também  devido  seu holocausto pelos nazistas, coprotetora da Europa, juntamente com Joana d’Arc. Portanto, a memória da freira, santa sacrificada pela fúria hitlerista, além de seus dotes como filósofa, torna-se marte de toda a Europa.

Stein especializou-se na filosofia de Alfred Husserl, filósofo de quem foi discípula, cuja filosofia ela inovou criando uma espécie de ramo da teoria Husserliana, que seria a filosofia da empatia, ou seja, uma antropologia filosófica específica para a alteridade em relação ao outro, que seria o próximo, dentro do conceito da teologia católica, tendo como base o sistema filosófico de Husserl.

Embora seja original a concepção da filósofa católica, de caracterizar sua filosofia na pessoa humana como representante da alteridade, penso que outro filósofo  pesquisara sobre essa ideia, por sinal, também no período do nazismo na Europa. Seria Emmanuel Levinhas (1906-1995), lituano, inclusive  discípulo de Husserl, mas parece que não no período de Stein.

É de ver-se que, embora as duas correntes filosóficas tenham afinidades, na realidade se diferem, pois Lévinas embora também judeu lituano, não aplica a filosofia da alteridade ao cristianismo, mas à doutrina judaica.

Edith Stein fundamenta-se  em dois pilares originários da filosofia de Platão, Sócrates e Aristóteles —  ética e estética, aos quais acresce os de empatia e mística para construir uma filosofia que explique a condição humana, parâmetros necessários à reorganização da sociedade, ou seja, a melhoria do ser humano na construção de uma nova maneira de pensar o outro, à luz da fé cristã.

De nossa parte, pensamos que Edith Stein está muito próxima das ideias, por exemplo, de Simone Weil e Emmanuel Moutiers, dois filósofos também cristãos. Separa-os apenas a dinâmica da dialética adotada pelos três grandes representantes do cristianismo ao construir seu métodos filosóficos,  inclusive na Europa convulsionada pelo nazismo.

O quanto  importante foram esses filósofos, espécie de profetas equalizadores que nos ensinaram como nos proteger dos perigos de certos movimentos e ideologias apócrifas, conquanto, por outro lado, nos fornecem o caminho das pedras de como nos proteger dessas intemperes sociais, políticas e até religiosas. Principalmente as que os tempos atuais vivemos com seus métodos modernosos, verdadeiras armadilhas que visam  não o crescimento da pessoa humana, ao contrário, atrofiam a essencialidade do Ser, ao reduzir o ente do Ser, torná-lo escravo da frivolidade e do vazio, em termos de vivência realmente humana,.

 Artífice do verdadeiro Ser  foi o Mestre da Galileias, que nos ensinou sobre seu  Novo Reino — ou seja,  o mundo possível de nossas esperanças. Ou como refere  Santa Tereza Benedita da Cruz, o saber viver a Ciência da Cruz — que seria, viver bem com os outros e saber como melhor carregar sua própria Cruz, o sentido da vida, o que somos e para onde vamos.

   Bsb, 5.10.24

 

 

 

 

 

terça-feira, 24 de setembro de 2024

                                   ENRAIZAMENTO E PERSONALISMO

             — ESTRATÉGIAS  CRÍSTICAS

 



        Simone Weil (1904-43) e Emmanuel Mounier (1905-50) foram dois filósofos franceses que nos legaram duas contribuições, a nosso ver, muito importantes ao ideal cristão. Sobretudo devido a influência que os dois pensamentos influíram num período agônico da civilização dita ocidental, as duas guerras mundiais, vertentes e decorrentes do comunismo stalinista e nazismo de Hitler.

Os dois, em tempos obscuros, nos quais prevaleciam o ódio e a violência, o mundo em estado de apatia, onde o medo e a paralisia mental e filosófica grassavam, ante essas duas catástrofes, não só físicas como filosóficas, os dois Simone Weil e Emmanuel Mounier tornaram-se, por assim dizer, os baluartes desse pensamento novo, dessa filosofia que sob os aportes de dois grandes pensadores, ousavam desafiar essas catástrofes, com diretrizes calcadas na razão,  no sentimento e sobretudo estimuladas pela  fé, a preconizar uma renovação  no cristianismo. 

Embora sem nunca terem se encontrado, os dois filósofos, a professora recém-formada Simone Weil, judia e recentemente aderente aos ideais cristãos e Emmanuel Mounier, jornalista combatente, filósofo, altruísta e defensor da liberdade, juntaram seu idealismo, para se oporem à violência, ao tribalismo então vigente, seja do lado alemão e seus comparsas e o terrorismo crescente do comunismo na Europa e no mundo.  

De um lado, Weil calca-se  no pensamento de Sócrates, Aristóteles e Platão,  mas de visão mais moderna, impregna-se dos ditames socialistas em  voga, enquanto procura  uma saída, diríamos  místico-realista, em face da violência  de um capitalismo selvagem crescente e o aforismo anunciado pelo marxismo supostamente salvacionista. Crê-se, em princípio, defensora da classe trabalhadora, inclusive como operária de um fábrica, depois, adere  aos atavios ilusórios do socialismo,  inclusive,  participa da Revolução Espanhola, da qual foge decepcionada e frustrada em todos os sentidos. Já de certo modo convertida às ideias cristãs, Weil cria uma filosofia própria, de um heroísmo brilhante, capaz de agir como salvação para o crescente materialismo, enquanto os preceitos evangélicos perdem sua energia mística. É o que ela em livro modelar denomina de a teoria do Enraizamento, força místico-religiosa capaz de unir as pessoas, as classes sociais e dar-lhes o vigor  necessário de transformação das sociedades  até capaz de elevar o mundo, então em crise.

Já Mounier, por circunstância do destino, sem nunca ter se encontrado com Weil, embora vividos à mesma época, foi um jornalista combatente, de ideário cristão, educado em família católica, desde cedo defendeu os ideais evangélicos. Fundou um jornal Le Spirit, no qual combatia com fervor os ideais de fraternidade, sobretudo defendendo a liberdade, ante a violência das correntes oportunistas, o socialismo e os regimes de força que iniciam viger à época, como o nazismo hitlerista e o regime de Mussolini na Itália. Como defensor tenaz da liberdade, prerrogativa essencial ao ser humano, Mounier, também filósofo, fundamenta suas ideias liberais na  teoria que denominou Personalismo Cristão . Segundo ele, o ser humano é dotado de personalidade totalmente livre, imune a qualquer outra força que  ofenda  a sua personalidade, seu eu interior cujo lema é a liberdade. Sua personalidade livre não o força, no entanto, a se confiar ao outro, a se mostrar altruísta e nobre respeitando as pessoas, isto é, ser solidário, em atos e pretensões. O personalismo teórico de Mounier não o priva, entretanto, de acreditar nos benefícios criados pela modernidade, e não se tornar retrógrado. Em seu famoso livro, que consideramos sua obra prima Le Petit Peur du XX éme Siécle — Mounier nos dá uma aula de modernidade, inclusive prevendo as benfeitorias da máquina, como um dos maiores instrumentos da civilização moderna. Compara nossos braços e pernas como máquinas, máquinas da evolução do ser humano, iguais aos instrumentos maquinicos das invenções humanas.

A nosso ver, a traços evidentemente muito largos quanto as duas formulações filosóficas, os dois reconhecidos apóstolos modernos do cristianismo, Weil e Mounier, nos bastam para considerar as duas proposições fundamentais, se quisermos  obter uma resposta construtiva, visando uma sociedade mais justa, e ao mesmo tempo progressista, sem nos envolver no cientificismo materialista e relativista. Ao mesmo tempo — claro que teoricamente — seria talvez a solução mais viável de melhoria de nosso problemático mundo. Quem sabe não aderíamos  a velha, mas belíssima saída, preconizada por Leibniz de o mundo possível, que não discorda muito do Novo Reino previsto messianicamente pelo Mestre dos Mestres nos Evangelhos.


Bsb, 25.09.24


 


quinta-feira, 19 de setembro de 2024

                          LONGA PÉTALA DE MAR

— EPOPEIA OU TRAGÉDIA?

 

                                                     Murilo Moreira Veras

 

O livro em discussão no próximo dia 26.09.24 no Clube do Livro é da escritora peruana Isabel Allende com o título Longa Pétala de Mar. Informo que não foi minha opção.

1.    Prólogo

 

Na realidade o livro é a história, romanceada, da Guerra Civil Espanhola, ocorrida em 1936 e finda em 1939 — portanto três anos de violência, mortes, brutalidade de ambos os lados do entrevero, tanto do General Franco, quanto dos chamados republicanos, alinhados ao comunismo mundial. Franco, referem os historiadores, aliado ao nazismo de Hitler e ao ditador Mussolini, enquanto os ditos republicanos, tutelados pelo comunismo de Stalin. A guerra deixou um saldo de cerca de 2 milhões de mortos, segundo a Wikipédia.

 

2.    À guisa de Enredo

 

Numa atmosfera de romance trágico,   a autora cria uma narrativa tendo como pano de fundo a guerra que inundou a Espanha de sangue, abalando o mundo por idealismos partidaristas. O ator principal que transita por toda a tragédia é Victor Dalmar e sua família, ele combatente ao lado dos republicanos, primeiro como paramédico, depois médico formado. Ele e familiares, envolvidos. O irmão Guillem curte a violência, acaba se casando com Roser, uma moça abandonada, criada em convento de freiras, mas maltratada e até vilipendiada. Pai e mãe unidos pelo mesmo ideal de liberdade, ambos agnósticos, contra o catolicismo e crentes na solução de que serão libertos pelo comunismo universal. Traídos por Stalin, que abandona seus pupilos e atraídos por uma fé num suposto companheirismo universal, na realidade não passando de utopia, os tais revoltosos perdem o entrevero, cruelmente. E então surge o salvador da pátria no imbróglio, espécie de herói épico — Pablo Neruda, poeta chileno, prêmio Nobel. Com a derrocada total dos revolucionários, embaixador do Chile à época, Neruda ajuda a transportar os desterrados da guerra para o Chile, que os aceita, graças a autoridade do famoso poeta. Então, os imigrantes, refugiados da guerra civil, são levados para o Chile.

O título do livro a autora retira de trecho de poema de Neruda — longa pétala de mar — o navio que transporta os imigrantes tem o nome  de Winnepig, cujo capitão odiava comunistas e suspeito de que desviaria o curso do tal navio, mas que, afinal, foi absolutamente correto na empreitada. Os agora apátridas foram recebidos com ovações populares, graças a Salvador Allende, pouco depois tornado Presidente do Chile.

No Chile, Victor Dalmau é muito bem recebido, com emprego como médico, já formado, graças a Allende, do qual se torna amicíssimo, a ponto de os dois jogarem xadrez juntos. Mas, eis uma reviravolta na história da prodigiosa autora, sobrinha de Allende. Dá-se uma reviravolta na política chilena. O Chile , então esquerdista, é retomado à força pelo exército, à frente o famigerado General Augusto Pinochet em golpe de estado. Agora os comunistas são perseguidos, inclusive nosso protegido de Allende. Pois em defesa de seu regime Allende é morto, defendendo seu governo e todo o regime influenciado por Fidel Castro, ditador cubano. Resultado — Dalmau de novo é repatriado para um campo de concentração por ter sido amigo de Allende.

Entrementes, espécie de entreato na epopeia de Victor Dalmau, a autora cria um suspense de amor proibido entre ele, médico já famoso, com uma dondoca de família rica chilena, cujo pai e filhos são a favor de Pinochet e contra os comunistas. É a estória de Ofélia del Soler, que se apaixona por Victor, os dois mantêm um conúbio amoroso durante muito tempo, embora o médico seja casado com Roser, mas apenas de fachada — Roser na realidade era a paixão de Guillen, irmão de Victor, morto em batalha. O romance é quebrado, Ofélia se desencanta com o conúbio proibido pela família, casa-se com antigo noivo.

 Grosso modo, este é o panorama da tragédia de Victor Dalmau, espécie de pivô do devaneio famélico criado pela Guerra Civil da Espanha e a tragédia decorrente,  astuciosamente explorado pela autora.

 

3.   Conclusão

 

Como especifiquei, não foi minha opção de leitura, o tema não me agrada, minha idade não se adunca com esse tipo de temática. Toda revolução implica em terrorismo, desordem social, capaz de gerar apopléticas discussões. Prefiro, hoje, me enternecer e acolher assuntos com temas de beleza, amor, o sentido da vida, como viver neste mundo de transformações violentas. Não me trazem benefício algum esses temas abordados .Pelo sim pelo não, para não me entenderem como espécie de pessoa blasée, só tenho que dizer o seguinte — tudo não passa de memes, invectivas de mal gosto. Isto para não ser alvo de cadeirada, agora em uso como resposta midiática.

                                                          

                                                                              Bsb, 19.09.24